Bonfire Night – Tradições Britânicas

bonfire
Tradições Britânicas | Dicas de Turismo em Londres | Turistando em Londres

 

Bonfire é comemorado anualmente no Reino Unido e países do Commonwealth desde 1605, quando uma tentativa de assassinar o Rei James I foi interrompida.

Guy Fawkes com os barris de pólvora – Publicação da época

O método escolhido pelos traidores do reino? Pólvora! O plano era explodir o Parlamento Britânico enquanto o rei discursava. Felizmente Guy Fawkes foi descoberto, supostamente momentos antes de acender o pavio, o rei sobreviveu e hoje em dia podemos desfrutar do magnífico prédio do parlamento incluindo o emblemático Big Ben.

O problema todo começou quando o rei Henrique VIII fundou a igreja Anglicana, dividindo o país entre católicos e anglicanos. A motivação de Henrique VIII não foi espiritual, ele simplesmente queria se divorciar de sua primeira esposa Catarina de Aragão e o Papa Clemente VII recusou-se a anular o casamento. Existem outros fatores políticos também mas o Rei Henrique VIII e suas 6 esposas merecem um artigo próprio.

A nova religião se tornou obrigatória por imposição real, católicos foram perseguidos e muitos mortos. Ao longo dos anos e diferentes reinados perseguições religiosas se tornaram frequentes tanto a católicos quanto a protestantes culminando nos planos de Guy Fawkes e seus cúmplices, todos católicos, de explodir o parlamento e seu ocupantes.

 

Bonfire – Ilustrações históricas

 

Guy Fawkes e seus cúmplices foram “pegos no flagra” momentos antes de acender os 36 barris contendo impressionantes 2500kg de pólvora, o suficiente para destruir tudo num raio de 500 metros. Seus planos fracassaram devido a uma carta anônima recebida pela polícia denunciando a traição. O grupo foi preso, torturados, alguns enforcados e outros queimados. Guy Fawkes foi considerado o líder do grupo e por isso Bonfire Night também é conhecido como Guy Fawkes Night.

Os londrinos rapidamente começaram a explodir os barris em forma de agradecimento pela tentativa ter falhado. Algum tempo depois o parlamento decidiu oficializar a celebração da data e até 1859 era ilegal não comemorar Bonfire e apenas num lugar era permitido não representar Guy Fawkes sendo queimado, na escola em que ele estudou na cidade de York.

O nome “Bonfire” deriva do nome “Bone Fire”, uma prática medieval de queimar ossos (pessoas) na fogueira. Até nos dias de hoje os britânicos mantém a tradição de se reunirem em parques, praças ou lugares públicos para recriar e assistir um boneco do Guy Fawkes queimando na fogueira. Muitos optam por fogos de artifício e comidas típicas para comemorar e nessa época do ano é bastante comum a venda de fogos de artifício até mesmo em supermercados.

 

Bonfire – Celebrações atuais

 

Existem filmes e séries falando sobre o tema, eu recomendo uma com o ator que fez o John Snow no Game of Thrones, Kit Harrington. Ele participou de uma séries feita pela BBC chamada Gunpowder que conta bem tudo que aconteceu e o mais curioso de tudo isso é que o ator é descendente de um dos membros do grupo que tentou explodir o Rei junto com o Parlamento.

Trailer Gunpowder – BBC no YouTube

 

Essa é a história ensinada nas escolas, mas a suposta verdadeira história é muito mais interessante. O Rei James I era rei da Escócia antes de ser tornar rei da Inglaterra. Ele não estava acostumado com os costumes ingleses e não era nada popular no início de seu reinado. Daí surgiu o plano de “forjar” uma tentativa de assassinato para que os ingleses vissem que a vida seria muito pior sem um rei como ele.

O primeiro passo era encontrar um inimigo. Os católicos já haviam tentado assassinar a Rainha Elizabeth I, por isso eram a escolha perfeita. O segundo passo era implantar espiões nos grupos católicos e incentiva-los a matar o rei. O terceiro e último passo era pega-los no flagra!

Guy Fawkes sequer era o líder do grupo, essa cargo pertencia a Robert Catesby. Guy era especialista em explosivos e estava lutando para o exército espanhol quando o plano foi concebido. Guy foi pego pelo menos 12 horas antes do discurso do Rei James I que também já havia sido avido da tentativa de assassinato e jamais correu perigo algum. Após 10 dias de tortura Guy Fawkes finalmente entregou seus co-conspiradores, mas a esse ponto todos já haviam sido capturados ou mortos.

A pena para traidores do reino era terrível! Eles eram enforcados mas retirados da forca momentos antes de morrer. Os abdomens eram cortados e suas tripas lançadas a fogueira antes de serem decapitados e esquartejados. Sabendo da morte horrível que lhe aguardava Guy Fawkes supostamente “trapaceou” em seu enforcamento e pulou da escada com força, quebrando imediatamente seu pescoço e falecendo. Assim não sofreria com as demais punições de sua sentença.

Essa tentativa de assassinato chocou o povo inglês. O Rei James I se tornou popular e os católicos odiados e temidos por todos. Por 100 anos após 05 de Novembro de 1605 católicos foram perseguidos, não podiam praticar advocacia ou se tornar oficiais das forças armadas. Não sei o que vocês acharam mas no que diz respeito a teoria da conspiração, essa é uma das melhores que ouvi.

História animada sobre o Gunpowder Plot – Parlamento Britânico no YouTube

 

Tem um poema que o próprio Guy Fawkes escreveu que é muito famoso por aqui.

Guy Fawkes transportando os barris de pólvora

“Remember, remember the fifth of November,The Gunpowder Treason and Plot,I know of no reasonWhy the Gunpowder Treason

Should ever be forgot.”

“Lembrem-se, lembrem-se do dia cinco de Novembro,Traição e tentativa de assassinato com pólvora,Eu não sei de razão algumaPorque a traição com pólvora

jamais deverá ser esquecida”

Eu traduzi de uma maneira com o mesmo sentido do texto, se eu fizesse ao pé da letra poderia ficar sem sentido.

Incluí algumas fotos bem antigas nesse artigo, algumas são do acervo do British Museum (https://www.britishmuseum.org) e estão expostas ao público, outras de publicações de jornais da época. Eu acho impressionante a história por trás do Bonfire mas o que você acha desta tradição? Imagina se eles tivessem sido bem sucedidos? Hoje não teríamos o Big Ben! Quer saber mais sobre o Big Ben? Que tal ler o nosso artigo?

https://turistandoemlondres.com/a-historia-do-big-ben

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Em Destaque
Recente
DEscontos com atrações
Atrações Turísticas
Translado para o aeroporto
Banner 5
Passagens de Trem
EN - 300x250
Hotéis em Londres
EN - 300x250
turistando em londres logo

All Rights Reserved © 2020

All Rights Reserved © 2020