Tradições Britânicas | Dicas de Turismo em Londres | Turistando em Londres
Bonfire é comemorado anualmente no Reino Unido e países do Commonwealth desde 1605, quando uma tentativa de assassinar o Rei James I foi interrompida.

O método escolhido pelos traidores do reino? Pólvora! O plano era explodir o Parlamento Britânico enquanto o rei discursava. Felizmente Guy Fawkes foi descoberto, supostamente momentos antes de acender o pavio, o rei sobreviveu e hoje em dia podemos desfrutar do magnífico prédio do parlamento incluindo o emblemático Big Ben.
O problema todo começou quando o rei Henrique VIII fundou a igreja Anglicana, dividindo o país entre católicos e anglicanos. A motivação de Henrique VIII não foi espiritual, ele simplesmente queria se divorciar de sua primeira esposa Catarina de Aragão e o Papa Clemente VII recusou-se a anular o casamento. Existem outros fatores políticos também mas o Rei Henrique VIII e suas 6 esposas merecem um artigo próprio.
A nova religião se tornou obrigatória por imposição real, católicos foram perseguidos e muitos mortos. Ao longo dos anos e diferentes reinados perseguições religiosas se tornaram frequentes tanto a católicos quanto a protestantes culminando nos planos de Guy Fawkes e seus cúmplices, todos católicos, de explodir o parlamento e seu ocupantes.
Bonfire – Ilustrações históricas
Guy Fawkes e seus cúmplices foram “pegos no flagra” momentos antes de acender os 36 barris contendo impressionantes 2500kg de pólvora, o suficiente para destruir tudo num raio de 500 metros. Seus planos fracassaram devido a uma carta anônima recebida pela polícia denunciando a traição. O grupo foi preso, torturados, alguns enforcados e outros queimados. Guy Fawkes foi considerado o líder do grupo e por isso Bonfire Night também é conhecido como Guy Fawkes Night.
Os londrinos rapidamente começaram a explodir os barris em forma de agradecimento pela tentativa ter falhado. Algum tempo depois o parlamento decidiu oficializar a celebração da data e até 1859 era ilegal não comemorar Bonfire e apenas num lugar era permitido não representar Guy Fawkes sendo queimado, na escola em que ele estudou na cidade de York.
O nome “Bonfire” deriva do nome “Bone Fire”, uma prática medieval de queimar ossos (pessoas) na fogueira. Até nos dias de hoje os britânicos mantém a tradição de se reunirem em parques, praças ou lugares públicos para recriar e assistir um boneco do Guy Fawkes queimando na fogueira. Muitos optam por fogos de artifício e comidas típicas para comemorar e nessa época do ano é bastante comum a venda de fogos de artifício até mesmo em supermercados.
Bonfire – Celebrações atuais
Existem filmes e séries falando sobre o tema, eu recomendo uma com o ator que fez o John Snow no Game of Thrones, Kit Harrington. Ele participou de uma séries feita pela BBC chamada Gunpowder que conta bem tudo que aconteceu e o mais curioso de tudo isso é que o ator é descendente de um dos membros do grupo que tentou explodir o Rei junto com o Parlamento.
Trailer Gunpowder – BBC no YouTube
Essa é a história ensinada nas escolas, mas a suposta verdadeira história é muito mais interessante. O Rei James I era rei da Escócia antes de ser tornar rei da Inglaterra. Ele não estava acostumado com os costumes ingleses e não era nada popular no início de seu reinado. Daí surgiu o plano de “forjar” uma tentativa de assassinato para que os ingleses vissem que a vida seria muito pior sem um rei como ele.
O primeiro passo era encontrar um inimigo. Os católicos já haviam tentado assassinar a Rainha Elizabeth I, por isso eram a escolha perfeita. O segundo passo era implantar espiões nos grupos católicos e incentiva-los a matar o rei. O terceiro e último passo era pega-los no flagra!
Guy Fawkes sequer era o líder do grupo, essa cargo pertencia a Robert Catesby. Guy era especialista em explosivos e estava lutando para o exército espanhol quando o plano foi concebido. Guy foi pego pelo menos 12 horas antes do discurso do Rei James I que também já havia sido avido da tentativa de assassinato e jamais correu perigo algum. Após 10 dias de tortura Guy Fawkes finalmente entregou seus co-conspiradores, mas a esse ponto todos já haviam sido capturados ou mortos.
A pena para traidores do reino era terrível! Eles eram enforcados mas retirados da forca momentos antes de morrer. Os abdomens eram cortados e suas tripas lançadas a fogueira antes de serem decapitados e esquartejados. Sabendo da morte horrível que lhe aguardava Guy Fawkes supostamente “trapaceou” em seu enforcamento e pulou da escada com força, quebrando imediatamente seu pescoço e falecendo. Assim não sofreria com as demais punições de sua sentença.
Essa tentativa de assassinato chocou o povo inglês. O Rei James I se tornou popular e os católicos odiados e temidos por todos. Por 100 anos após 05 de Novembro de 1605 católicos foram perseguidos, não podiam praticar advocacia ou se tornar oficiais das forças armadas. Não sei o que vocês acharam mas no que diz respeito a teoria da conspiração, essa é uma das melhores que ouvi.
História animada sobre o Gunpowder Plot – Parlamento Britânico no YouTube
Tem um poema que o próprio Guy Fawkes escreveu que é muito famoso por aqui.

“Remember, remember the fifth of November,The Gunpowder Treason and Plot,I know of no reasonWhy the Gunpowder Treason
Should ever be forgot.”
“Lembrem-se, lembrem-se do dia cinco de Novembro,Traição e tentativa de assassinato com pólvora,Eu não sei de razão algumaPorque a traição com pólvora
jamais deverá ser esquecida”
Eu traduzi de uma maneira com o mesmo sentido do texto, se eu fizesse ao pé da letra poderia ficar sem sentido.
Incluí algumas fotos bem antigas nesse artigo, algumas são do acervo do British Museum (https://www.britishmuseum.org) e estão expostas ao público, outras de publicações de jornais da época. Eu acho impressionante a história por trás do Bonfire mas o que você acha desta tradição? Imagina se eles tivessem sido bem sucedidos? Hoje não teríamos o Big Ben! Quer saber mais sobre o Big Ben? Que tal ler o nosso artigo?