Palácios para visitar em Londres
Assistimos tantos filmes e séries sobre o período medieval e a Golden Era da Europa quase que instantaneamente sonhamos em vivenciar uma experiência parecida. Sendo assim, é bom planejar uma viagem para a Europa e incluir uma visita em algum desses locais impressionantes abaixo e realizar esse sonho o quanto antes.
Confira neste artigo uma lista com 10 espetaculares Palácios em Londres, dicas de como comprar ingresso com desconto e algumas informações sobre cada um deles.
Palácio de Westminster
O Palácio de Westminster é um dos principais palácios em Londres, ele abriga um dos pontos turísticos mais famosos do mundo o Big Ben. Este palácio já foi residência da família real no passado e atualmente funciona como a casa do Parlamento Inglês. Aqui acontecem encontros semanalmente entre os políticos de todo o Reino Unido, além de ser o local onde são criadas novas leis para o país.
Infelizmente, não é possível visitar a torre do Big Ben mas a Casa do Parlamento está aberta para visitação ao público, seja para assistir uma assembléia ou apenas para visitar o interior do local.
Vale destacar que está é a terceira torre a ser construída no local. sendo a primeira torre construída no durante o período do rei Eduardo I, entre 1288 e 1290. Por incrível que pareça, ainda existem vestígios dessa construção dentro do parlamento, transformando este passeio em uma viagem no tempo.
Palácio de Buckingham
O Palácio de Buckingham é o mais famoso e também um dos locais mais visitados por turistas e residentes do Reino Unido. Ele é a residência oficial da família real britânica em Londres desde 1837 quando a Rainha Victoria se mudou para o palácio. Após algumas reformas, ele se tornou o local onde os membros da realeza recebem convidados ilustres, Chefes de Estados e realiza grandes festas em seu interior com mais de 775 ambientes.
Aqui também é o local onde acontecem grandes eventos com os súditos e uma excelente oportunidade de encontrar de perto membros da família real, entre eles o desfile da Troca da Guarda Real e o Trooping Colour.
O palácio abre para visitação em alguns períodos do ano, geralmente durante o verão quando os membros da família real estão de férias em alguma outra residência oficial. Além de visitar o interior do Palácio de Buckingham e os jardins, ainda é possível visitar a Galeria de Arte Privada e o Royal Mews – local onde ficam expostas as carruagens utilizadas nos principais eventos da família real com cavalos e roupas especiais da guarda.
Para comprar ingressos com desconto e visitar o interior do Palácio de Buckingham clique aqui, para visitar a Galeria do Monarca – clique aqui e para visitar o Royal Mews clique aqui.
Palácio de Kensington
O Palácio de Kensington também é uma das residências oficiais da família real em Londres e foi residência da Princesa Diana depois da separação com o então Príncipe Charles. Outros moradores da família real foram a Rainha Victoria, a Princesa Margaret – irmã da rainha Elizabeth II, Príncipe William e sua família, Príncipe Harry antes do casamento, Princesa Ana – filha da rainha Elizabeth II, entre outros.
O local possui uma linda fachada, belos jardins, decoração do seu interior digno da realeza com parede pintadas a mão e uma imensidão de detalhes, estátuas dedicadas a Rainha Victoria e a Princesa Diana, além de um dos melhores locais para se apreciar um tradicional chá da tarde inglês o The Orangery.
Fato curioso: Os filhos, netos e bisnetos da Rainha Victoria fazem parte de toda linhagem da família real da Europa, sendo assim considerada a avó da Europa.
Palácio de Hamptom Court
Este palácio fica localizado a cerca de 30/40 minutos de distância do centro de Londres e se tornou a residência oficial do Rei Henrique VIII e em seguida de sua filha a Rainha Elizabeth I. Neste Palácio aconteciam grandes eventos, bailes de gala, banquetes, visitas de emissários de outros países, apresentação de pretendentes para casamentos reais e etc.
Um dos momentos mais importantes que aconteceram dentro do palácio foi o nascimento do príncipe herdeiro do Rei Henrique VIII, o falecimento de sua esposa no parto Jane Seymour e as inúmeras esposas que o rei teve durante o seu reinado.
Fato curioso: Foi aqui neste palácio que o Rei Henrique VIII se apaixonou por Ana Bolena em seguida rompendo os laços com a igreja católica e o Papa.
Clarence House
Embora Clarence House não possua o nome de Palácio, esse local é uma das casas de aristocratas mais antigas e mais famosas de Londres, além de ser residência oficial de muitos membros da família real inglesa. A rainha Elizabeth II morou aqui enquanto ainda era uma princesa e quando se tornou rainha mudou-se para o Palácio de Buckingham, o mesmo aconteceu com o Rei Charles III e sua atual esposa rainha consorte Camila. Ambos moravam em Clarence House antes da morte da Rainha Elizabeth II.
Outro moradores famosos desse palácio foram a Princesa Diana antes de seu casamento com o então Príncipe Charles, Príncipe William e Príncipe Harry, cada um deles morou neste local em momentos diferentes.
O local é aberto ao público com visitas guiadas em dias e horários marcados com antecedência, compre aqui seu ingresso com desconto.
Palácio de St James
Esse lindo Palácio de St James foi construído pelo Rei Henrique VIII entre os anos de 1531 e 1536 para ser utilizado como local de descanso após praticar caca em Londres. O local é um dos edifícios mais antigos e originais da cidade. Está localizado próximo aos outros principais palácios mencionados nesta lista como Palácio de Buckingham, Clarence House e Palácio de Westminster.
Muitos turistas vão até a porta do Palácio para esperar o desfile da Troca da Guarda sair em direção ao Palácio de Buckingham.
Atualmente o local é utilizado para eventos privados da família real, recentemente foi o local escolhido para receber o caixão da Princesa Diana e também foi o local onde aconteceu o batizado do primeiro filho do Príncipe William, Príncipe George.
Fato curioso: Aqui neste palácio é onde acontece a preparação da transição entre o monarca morto e o sucessor. O herdeiro precisa passar por assembleias com outros membros da aristocracia, além do preenchimento de papéis burocráticos para a coroação de um novo monarca.
Recentemente todo esse processo foi televisionado com a morte da Rainha Elizabeth II e a transição da monarquia ao novo Rei Charles III. Pela primeira vez na história da monarquia inglesa esse evento foi televisionado.
Palácio de Whitehall – Banqueting House
O Palácio de Whitehall já foi um dos maiores palácios da Europa com mais de 1500 quartos em uma complexa estrutura branca que se destacava no horizonte de Londres.
Antes do rompimento do rei Henrique VIII e a Igreja Católica, o Palácio era conhecido como Palácio de York e após o rompimento o rei conseguiu ter poder absoluto, tomando todos os espaços que antes pertenciam à igreja católica, terrenos e monumentos para si. Assim, o Rei Henrique VIII mandou construir diversos locais impressionantes na cidade, como é o caso do Palácio de Whitehall.
Segundo os documentos históricos, o local foi construído e dedicado a sua atual rainha Ana Bolena, infelizmente a rainha consorte aproveitou o local somente por 2 anos, depois ela foi julgada de adultério e foi morta a mando do próprio marido. Neste período, o rei Henrique VIII se casou de novo e levou sua nova esposa Jane Seymour para frequentar o local.
O Palácio de Whitehall era tão grande que provocou a ira do rei da França que decidiu fazer uma expansão no Palácio de Versalhes, transformando-o no maior Palácio da Europa.
Durante anos com algumas transições de reinado para outros monarcas, o Palácio de Whitehall passou por diversas obras de expansão e de manutenção, infelizmente em uma dessa reforma causou um enorme incêndio que destruiu grande parte desse palácio.
Atualmente ainda é possível visitar algumas partes sobreviventes deste palácio como por exemplo o Banqueting House. Outras partes foram absorvidas por outras construções próximas do antigo Palácio de Whitehall.
Fato curioso: Durante a guerra civil que aconteceu no país, no dia 27 de Janeiro de 1649 o então rei Charles I foi decapitado e expuseram sua cabeça em um andaime do lado de fora do palácio de Whitehall – Banqueting House.
Palácio de Lambeth
O Palácio de Lambeth é um dos poucos palácios conhecidos pela maioria dos turistas, já que ele é a residência oficial do Arcebispo de Canterbury e não de membros da família real inglesa.
Aqui nesse palácio ainda existem locais que datam do século XIII e outros locais que são impressionantes como por exemplo o portão de tijolos vermelhos que foram construídos durante a dinastia Tudor, a impressionante cripta que no passado era utilizada para armazenar comidas e bebidas, o Grande Hall que era utilizado para guardar armamentos e atualmente é utilizado para eventos e celebrações da igreja, a Capela que foi parcialmente derrubada durante o bombardeamento das guerras e foi reconstruída da mesma maneira, os jardins e uma das maiores bibliotecas com conteúdo religioso fora do Vaticano.
Fato curioso: O local foi saqueado e parcialmente destruído durante a guerra civil no país e também durante as guerras mundiais. Este palácio está localizado do outro lado do rio Tâmisa próximo ao Palácio de Westminster.
A visitação para o interior do Palácio de Lambeth está temporariamente suspensa devido a uma reforma, porém é possível visitar os jardins e a biblioteca do local.
Palácio de Richmond
Há mais de mil anos atrás, Henrique I foi o primeiro morador deste palácio em algum período entre 1100 -1135, após o reinado dele outros monarcas também moraram neste palácio como Eduardo III, Ricardo II, Henrique V, Henrique VI, Eduardo IV, Henrique VII.
Em 1497, um incêndio devastou o palácio e o então Rei Henrique VII resolveu reconstruí-lo, assim o Palácio de Richmond se tornou residência oficial da Dinastia Tudor, eles gostavam tanto desse palácio que ambos, o Rei Henrique VII e Elizabeth II morreram neste local.
Infelizmente durante a guerra civil o palácio foi saqueado, destruído e nunca mais foi reconstruído em sua antiga glória. Atualmente o local é uma região de apartamentos privados e é possível visitar uma única pequena parte que sobreviveu deste palácio, o Gate House. Este palácio está localizado próximo ao Palácio de Hampton Court.
Palácio de Eltham
Este palácio foi construído em 1086 para o irmão do Rei William o Conquistador, Odo Bayeux. Em 1475 o rei Henrique VII fez uma reforma e criou o Grande Hall que ainda está de pé até os dias de hoje. O Palácio de Eltham foi o local onde o futuro rei Henrique VIII passou sua infância ao lado de sua avó paterna Margaret Beaufort.
Durante o período da Guerra Civil no país (1648), assim como outros palácios reais, este palácio também foi saqueado e parcialmente destruído, permanecendo em desuso por mais de 200 anos até ser reformado e logo após vendido. O palácio atualmente possui dois períodos históricos distintos, um do período medieval e outra parte mais moderna da década de 1930.
O jardim do Palácio de Eltham é tão lindo e especial que é aqui que os jardineiros são treinados para cuidar dos jardins reais do Reino Unido. O local fica ainda mais bonito durante a primavera.
Compre aqui seu ingresso com desconto e descubra um dos Palácios mais charmosos e com diferentes estilos arquitetônicos em Londres.
Turistando em Londres, tudo para seu turismo em Londres em um só lugar!
E aí, curtiu nosso artigo?
Se você está planejando uma viagem para Londres ou conhece alguém que queira receber mais informações sobre Londres, compartilhe nosso conteúdo ou nos siga nas redes sociais.
Conheça nossa revista em português visite www.travelr.com.br ou em nossa revista em inglês visite www.travelrglobal.com www.travelrmedia.com
Veja também:
- Castelos do Reino Unido
- Cidades de Bate e Volta próximas a Londres
- Londres com Crianças
- Roteiros a pé em Londres